Novos carros elétricos agora podem ser recarregados em apenas 15 minutos

Segundo a notícia, a próxima geração de carros elétricos poderão carregar suas baterias no tempo necessário para encher um posto de gasolina.

Um grupo de empresas, incluindo a alemã BMW, Porsche e Siemens (SIEGY), disse que desenvolveu uma tecnologia que pode ajudar a tornar realidade o carregamento ultra rápido.

Eles divulgaram, recentemente, a notícia de que uma estação de carregamento de 450 kW que precisa de apenas três minutos para fornecer energia suficiente para um percurso de 100 quilômetros. Uma carga completa leva 15 minutos.

Ian Ellerington, diretor de transferência de tecnologia da Faraday Institution, disse que a tecnologia é significativamente melhor do que a que está disponível atualmente, mesmo que haja grandes problemas a serem resolvidos antes da fabricação em massa.

“450kW é substancialmente mais rápido que os carregamento que a empresa Tesla (120kW), e em princípio seria 10 vezes mais rápido que os carregadores rápidos que estão atualmente amplamente disponíveis”, disse o especialista para a notícia.

Atualmente, longos tempos de carregamento são uma grande desvantagem dos carros elétricos no mercado. Eles diminuem as viagens e são um grande inconveniente para os proprietários que não podem carregar seus carros em casa.

Ellerington disse que a próxima geração de carregadores pode ajudar a resolver o problema.

“A 350-450kW, o carregamento elétrico levará um tempo comparável ao reabastecimento com gasolina, o que tornará as viagens longas em veículos elétricos tão práticos quanto em carros que usam combustíveis líquidos”, disse ele.

Quanto ao problema com energia, mais trabalho de desenvolvimento é necessário para tornar os carregadores de 450 kW uma opção prática.

Conforme explica Ellerington, uma das principais peças do quebra-cabeça é a construção de carros capazes de lidar com o aumento de potência.

“Acredito que não há veículos atualmente no mercado que possam aceitar essa quantidade de energia, e será necessária a próxima geração de baterias para aproveitar toda a capacidade”, disse ele.

Conforme as notícias, para o projeto de carregamento de 450 kW, a BMW e a Porsche projetaram carros especificamente para os testes.

Keith Pullen, professor de sistemas de energia da City, Universidade de Londres, disse que o carregamento ultra rápido vem com outras desvantagens. “Se você carregar uma bateria muito rapidamente, é menos eficiente, e realmente danifica a bateria”, disse ele a notícia.

As notícias são de que a tecnologia pode ser útil em uma emergência, mas o uso frequente pode causar desgaste rápido da bateria.