Carros voadores são alvo de empresas japonesas

A cada ano que passa a tecnologia e a ciência estão surpreendendo ao trazer novas soluções e novidades que podem facilitar a vida das pessoas, que além de deixar mais fácil a rotina também causa admiração pelas façanhas realizadas e pelas notícias que geram.

A maior surpresa tecnológica no ramo automobilístico é a promessa dos carros voadores para 2023. O impressionante avanço tecnológico está sendo planejado por empresas japonesas como a SkyDrive, apoiada pela famosa Toyota. O voo demonstrativo de estreia está previsto para a Olimpíada de Tóquio em 2020. Parece que os japoneses querem deixar mesmo o mundo de boca aberta com a capacidade tecnológica que possuem.

O empenho do governo do Japão com diferentes empresas do ramo tecnológico está constante para produzir veículos voadores. O prazo para que o projeto esteja concluído é de 2023, assim também como a comercialização dos novos veículos e a permissão do seu uso.

Depois seis meses de reuniões, foi definido um plano de negócio que pudesse regularizar o tráfego pelo ar que tem o prazo de cinco anos. Foram aproximadamente 20 companhias que estiveram envolvidas nessas reuniões e também ministérios do Turismo, Economia, Infraestrutura, Comércio e Indústria, Terra e Transporte.

Tomohiro Fukuzawa, CEO da Skydrive, está envolvido nesse projeto há quatro anos, a sua empresa é uma das envolvidas no projeto. De acordo com Fukuzawa o carro voador é um intermediário entre o helicóptero e o avião, e não possui o preço de nenhum dos dois, sendo o mais acessível e mais simples de pilotar.

São mais de US$ 5 milhões investidos para desenvolver os carros voadores que contam com o apoio de empresas do setor automobilístico e do governo do país.

Fukuzawa recorda que no início a ideia teve uma participação voluntária de vários jovens engenheiros que gostaram do projeto. Inicialmente o tempo desses jovens foi investido para criar uma nova maneira de mobilidade pelo ar.

A organização do evento dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020 está organizando a apresentação com a Toyota, um dos maiores investidores do carro voador. Depois da demonstração, existe o interesse de que o lançamento do Skydrive aconteça em 2023.