Líderes criam uma visão, gerentes criam metas

Os líderes pintam uma imagem do que eles vêem como possível e inspiram e envolvem seu pessoal a transformar notícias de visão em realidade. Eles pensam além do que os indivíduos fazem. Eles ativam as pessoas para fazer parte de algo maior. Eles sabem que equipes de alto desempenho podem realizar muito mais trabalhando juntas do que indivíduos trabalhando autonomamente. Os gerentes, ao contrário, se concentram em definir, medir e atingir metas. Eles controlam situações para alcançar ou exceder seus objetivos.

Líderes são disruptores orgulhosos. Inovação é o mantra deles. Eles adotam a mudança e sabem que, mesmo que as coisas estejam funcionando, pode haver um caminho melhor a seguir. E eles entendem e aceitam o fato de que mudanças no sistema geralmente criam ondas. Os gerentes mantêm o que funciona, refinando sistemas, estruturas e processos para melhorá-los.

Líderes estão dispostos a serem eles mesmos. Eles são autoconscientes e trabalham ativamente para construir sua marca pessoal única e diferenciada. Eles estão confortáveis ​​em seus próprios sapatos e dispostos a se destacar. Eles são autênticos e transparentes. Os gerentes imitam as competências e os comportamentos que aprendem com os outros e adotam seu estilo de liderança em vez de defini-lo.

Os líderes estão dispostos a tentar coisas novas, mesmo que possam falhar miseravelmente. Eles sabem que o fracasso é muitas vezes um passo no caminho para o sucesso. Os gerentes trabalham para minimizar o risco. Eles procuram evitar ou controlar os problemas em vez de abraçá-los.

Líderes têm intencionalidade. Eles fazem o que dizem que vão fazer e ficam motivados em direção a um grande objetivo, muitas vezes distante. Eles permanecem motivados sem receber recompensas regulares. Os gerentes trabalham em metas de curto prazo, buscando reconhecimento ou elogios mais regulares.

Os líderes sabem se não estão aprendendo algo novo todos os dias, não estão parados, estão ficando para trás. Eles permanecem curiosos e procuram permanecer relevantes em um mundo de trabalho em constante mudança. Eles procuram pessoas e informações que expandam seu pensamento. Os gerentes muitas vezes dobram o que os tornou bem-sucedidos, aperfeiçoando as habilidades existentes e adotando comportamentos comprovados.