Noções básicas de marketing direto

O marketing direto é uma forma de publicidade que permite que empresas e organizações se comuniquem diretamente com os clientes por meio de uma variedade de mídias, como chamadas telefônicas, mensagens de texto, e-mails, panfletos, folhetos e anúncios on-line segmentados. Como é uma forma agressiva de marketing, ela pode trabalhar para aumentar a base de clientes, mas precisa ser cuidadosamente planejada e implementada. Para começar com o seu planejamento, aprenda sobre os fundamentos do marketing direto primeiro.

O objetivo – O objetivo primordial de uma campanha de marketing direto é persuadir os consumidores a realizar ações que resultem em resultados tangíveis e mensuráveis, como compras, inscrições ou solicitações de mais informações.

Um fator-chave no sucesso de qualquer campanha de marketing direto é o que os especialistas do setor chamam de “apelo à ação”. Isso significa que as campanhas de marketing direto devem oferecer uma mensagem de incentivo ou estímulo para que os consumidores respondam (ou seja, atuem). Uma campanha de marketing direto bem-sucedida geralmente oferece aos consumidores um benefício, seja dinheiro da próxima compra, um cupom de tempo limitado ou, para uma organização sem fins lucrativos, um convite para um evento ou uma associação com desconto.

Embora o marketing direto envolva uma organização que tenta localizar, contatar, oferecer e disponibilizar informações baseadas em incentivos aos consumidores, ele também precisa obter um retorno sobre o investimento. Se distribuir panfletos para aumentar os negócios em sua pizzaria recém-lançada não resulta em mais clientes, então não vale a pena o tempo dos funcionários.

A coisa boa sobre marketing direto é que existem tantas alternativas que se uma abordagem não funcionar, você pode facilmente mudar para outra. Em vez de panfletos, por exemplo, você pode tentar uma promoção on-line para uma bebida gratuita para clientes novatos.

Criando Campanhas Eficazes – Empresas e organizações podem ser criativas com seus esforços de marketing direto para ajudá-las a se destacar. Por exemplo, para ajudar as peças de mala direta a se destacarem em uma pilha de correspondência típica, as empresas podem enviar panfletos com formas grandes e incomuns, pop-ups ou até mesmo objetos 3D.

Geralmente, as campanhas de marketing direto devem segmentar pessoas que demonstraram interesse ou que provavelmente têm interesse no que sua empresa oferece, em vez de campanhas de marketing de massa usadas para criar reconhecimento geral.