Como otimizar a densidade de informações

Densidade da informação – parte das informações oferecidas ao usuário imediatamente após a transição para o site. Quanto mais conteúdo o usuário vê em uma página, maior a densidade da informação e notícias. Uma enorme quantidade de dados aumenta instantaneamente a carga cognitiva para níveis críticos, e isso, por sua vez, afeta a navegação, a usabilidade e o UX, a capacidade de tomar decisões rapidamente.

Ao desenvolver um design ou otimização, é importante entender a quantidade de informações ideal na página. Quanto mais informações forem oferecidas ao usuário, mais tempo ele precisará para executar as tarefas mais simples: encontrar as seções e páginas necessárias, assinar, produto, formulário de feedback, etc. Sem mencionar a conversão ou compra.

Ao desenvolver um site, sempre existe a tentação de mostrar ao usuário o máximo para atrair mais visitantes e enfatizar a autoridade e a competência do site. No entanto, geralmente isso é um truque para os usuários.

Por que a alta densidade de informações é ruim? Uma grande quantidade de informações causa sobrecarga de informação ou paralisia analítica, principalmente nos negócios online. O usuário está perdido em um grande fluxo de informações e não sabe qual ação executar em seguida. O design de alta qualidade garante a transparência das soluções para o visitante. O usuário sabe a cada momento que ação é a próxima ou o que precisa ser feito para alcançar um objetivo específico.

Alta densidade de informações no site afeta negativamente a percepção das informações – A alta densidade de informações oferece muitas opções para os usuários. Uma grande seleção afeta negativamente o usuário, aumenta o nível de ansiedade e dúvida a tal ponto que, na mente do consumidor, recusar-se a comprar se torna a solução ideal.

Como otimizar a densidade de informações? Ao projetar, é importante aderir a um princípio chave: Menos é melhor! Você priorizar a economia de tempo e dinheiro. Para equilibrar a quantidade de informações na página, basta responder à pergunta: qual é o objetivo da página? Que ação o usuário deve executar após examinar esta página?

É claro que, em um mundo online ideal, onde não há dúvida na cabeça dos usuários, concorrência em um nicho, não é necessário considerar algoritmos de busca, cada página poderia ser projetada de acordo com o primeiro cenário.